Eco Histórias

A vida é melhor na praia (ou por que essas pulseiras me fisgaram)

Verão que vai verão que vem e sempre quando chega essa época do ano é infinita a vontade de permanecer próximo ao mar. 
Morar na praia sempre foi um sonho desde os tempos de menina, e toda vez que pego a Freeway rumo ao litoral dá aquela vontade danada de ficar por lá. 
Nesse recesso de Ano Novo tive a oportunidade de esticar um pouquinho mais, e fui até Santa Catarina, onde passei uns dias na praia de Garopaba, em uma casa localizada na estrada entre o Ouvidor e o Rosa. Antes de chegar lá, planejei uma visita inusitada para conhecer a morada de uma conhecida da família, que há pouco mais de um ano, desistiu de pegar a BR-101 para o caminho de volta. 
Inspirada na vontade de esticar o verão para além da temporada, a gaúcha, mãe e artista Anamaria Sefton abriu mão do conforto e da dinâmica urbana para morar no meio do mato. 
 
Há pouco mais de um ano, vive com o marido Max e a filha Victoria em Ibiraquera. A decisão veio após passarem um período vivendo em Salamanca, na Espanha. 
Ana diz que a nova vida trouxe vantagens. Além de água de poço, horta com pomar, cachorro, vizinhança amiga e mar verdinho a alguns passos do quintal, ela angariou uma série de novos aprendizados sobre economia colaborativa quando criou a @pandapandacrafts. 
A marca inicialmente voltada para “crianças fora de série” também contempla jovens e adultos com uma coleção exclusiva e inédita de bolsas, cachepôs, pulseiras, bonecas e outros acessórios para decoração.  Tudo muito praiano e original – como a sereia negra de cabelos turquesa que virou meu xodó. 
Conheci o trabalho dela pelo Instagram e encomendei umas pulseiras como lembrança da minha ~ virada mágica ~ na intenção de levar no pulso a energia desse lugar precioso. Quando fui buscar, aproveitei para saber mais sobre o negócio e como ele ajuda a sustentar essa escolha de vida. 
Encontrar o endereço foi um pouco complexo, porque o GPS do meu celular não pegava e havia lama no caminho. Quase atolei o carro, mas a aventura valeu, por conseguir ver de perto que a cor e a beleza das peças traduzem, de certa forma, o estilo de vida da família. 
Mesmo que as redes sociais aproximem, viajar para lá e ter visitado pessoalmente a Ana foi importante para entender porque as pulseirinhas dela me cativaram. Desde o começo, percebi que a felicidade estava estampada nelas, mas queria entender o algo mais. E foi então que percebi que além de um destino bastante frequentado em feriados (e bem explorado turisticamente), existe um ecossistema de trabalho onde a economia solidária reina mais do que o ortodoxo capitalismo selvagem das nossas cidades.
Para integrar pessoas que levam um estilo de vida semelhante, foi criada há dois anos uma rede de interação que fomenta projetos socioambientais e organiza essas trocas e interações. Chama-se Banco do Tempo de Garopaba (uma versão moderna do clássico escambo), onde Ana e Max trocam os produtos por serviços dos mais variados. A prática se estende entre a vizinhança, onde o casal também permuta excedentes da horta por peixes, por exemplo, fomentando uma cooperação que alimenta corpo e espírito.
Iniciativa criada pela jornalista Lara Ely para contar histórias relacionadas à sustentabilidade e transformação. Leia mais no Instagram @ecohistorias.
Conte com a Love Travel para ajudar a organizar a sua eco viagem.
@lovetravelbr no facebook e instagram

About Love Travel

A Love Travel é uma agência de viagens com anos de experiência no mercado, realizando sonhos e planejando viagens dos mais variados tipos e estilos, com foco em Wedding Destination e Lua de Mel. Somos apaixonados por casamento e todo o envolvimento que existe antes, durante e depois de uma viagem nesse momento tão especial na vida dos noivos. Por isso e por acreditarmos que viajar é uma forma de amar, nos dedicamos ao máximo ao que fazemos. Nossos clientes viram grandes amigos! Nossa maior preocupação é sempre fazer de tudo para que nossos clientes tenham uma viagem segura, tranquila e inesquecível. Desejamos muito LOVE e muita TRAVEL para todos!!!
View all posts by Love Travel →